deni zolin

Parceria quer ampliar pesquisa para agregar valor a subproduto da soja

Aumentar a geração de riqueza no Brasil a partir de sua principal produção de grãos, da soja, é um dos grandes desafios para que não sejamos apenas produtores de commodities para exportação. E é com esse objetivo que foi assinado um contrato entre a UFSM, a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) e a empresa Bioesans Produtos Biotecnológicos, para o desenvolvimento de um processo voltado para a produção de tocoferóis e fitoesteróis a partir de um resíduo oriundo da fabricação do óleo de soja comercial.

Cuidado na água: informação é um dos pilares da prevenção

Segundo a universidade, A parceria firmada é para a execução conjunta do projeto "A obtenção de produtos com alto valor agregado a partir do subproduto da produção de óleos vegetais", do professor Daniel Bertuol, do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM. A finalidade do estudo é desenvolver métodos que possam transformar o resíduo gerado na fabricação de óleo de soja comum, conhecido como destilado desodorizado de óleo de soja, que possui baixo valor agregado, em produtos com alto valor de mercado. Do resíduo produzido, podem ser extraídos os tocoferóis, também conhecidos como vitamina E, um importante nutriente antioxidante que combate radicais livres e previne o envelhecimento precoce, e os fitoesteróis, que são substâncias que auxiliam na redução da absorção do colesterol e previnem doenças cardiovasculares.

Não a discursos totalitários, de qualquer lado

As etapas de extração dos compostos serão realizadas com apoio do Laboratório de Processos Ambientais (Lapam), vinculado ao CT. O projeto prevê R$ 255 mil para a execução técnica. Caso a pesquisa acarrete registro de patente, gerará royalties mínimos, divididos nos primeiros 10 anos de comercialização dos produtos, podendo criar, ainda, novos empregos e oportunidades no setor.

É esse tipo de pesquisa que precisa cada vez mais de apoio do governo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pedida a federalização da Faixa Nova de Camobi para tentar duplicá-la Anterior

Pedida a federalização da Faixa Nova de Camobi para tentar duplicá-la

Um erro comum em alguns restaurantes e o risco à saúde Próximo

Um erro comum em alguns restaurantes e o risco à saúde

Deni Zolin